quinta-feira, 16 de junho de 2011

CADASTRO POSITIVO: PARA QUE SERVE?

 
Escrito por: Fabiano Silva de Sant'Ana

A nossa presidente senhora Dilma Rousseff, assinou na sexta-feira passada a lei que cria o Cadastro Positivo.

Cadastro Positivo é um sistema que registra a pontualidade no pagamento de suas contas (financiamentos, contas de água, contas de luz, telefone, crediários, etc.) ao contrário do sistema de proteção ao crédito que registra a sua falta de pontualidade.

Através do Cadastro Positivo, você poderá ter um maior acesso ao crédito e com um custo menor, tanto em lojas, bancos, comércio em geral, de acordo com o seu perfil de risco, ou seja, juros cobrados do seu vizinho que não paga em dia serão maiores que o seu que é uma pessoa que paga em dia as suas contas.

Este novo sistema passará por regulamentações ainda, mas o funcionamento será mais ou menos assim:
Você precisará autorizar a empresa a qual você fez negócios a enviar as informações a respeito da pontualidade do pagamento de seus compromissos. Claro que terá as regras definidas bem claramente.

Depois desta etapa, aí que as coisas ficam boas. Você poderá provar que é um bom pagador, com isso, será possível negociar condições melhores ao seu perfil, a liberação de crédito ficará mais fácil talvez nem precise mais comprovar renda, taxa de juros menores, seus financiamentos e empréstimos serão aprovados com menos burocracia.

Enfim, com certeza, é um avanço da sociedade este cadastro. Você será avaliado de uma forma mais justa. Agora, a sua tarefa é pagar todas suas contas em dia para que mais pra frente, quando este cadastro estiver inserido na sociedade, você colher os frutos da sua adimplência.

Um comentário:

  1. Eu fiz o cadastro e espero não me arrepender!.Peq esse tal de Score tá matando todos a pau!

    ResponderExcluir