segunda-feira, 30 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PREÇO DE VENDA



Muitos empresários, ás vezes se enganam, achando que para calcular o preço de venda de seu produto/mercadoria basta pegar o valor de custo e multiplicar por 2. Ou, é só fazer um preço um pouco mais barato que o concorrente. Quero mostrar neste “post” que este tema é um pouco mais complexo.
Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige de você empresário o conhecimento de todos os valores (custos, fretes, impostos, etc.) que dão origem ao preço de venda. A definição da estrutura de custos e despesas é importante neste processo de formação de preço, uma vez que possibilitará a você empresário saber quanto lucrou.

Você talvez queira me perguntar: O preço de venda quem define não é o cliente? Não é o cliente que decide qual o melhor preço a comprar?

Sim, será sempre aquele que o mercado definir. Mas o preço de venda calculado com base nos custos, impostos, fretes, despesas, etc., mesmo se não for o preço realmente praticado para venda, tem uma grande importância como parâmetro para que você avalie se a sua estrutura de custos te permite ser competitivo. Isto é, se te permite responder a seguinte pergunta: o preço que o mercado aceita é maior, menor, ou semelhante ao preço mínimo que os custos da minha empresa sinalizam? Por que através desta analise você já percebe se da para concorrer com seus competidores, se não é hora de rever outras possibilidades de vender novos produtos, implantar uma política de redução de despesas, etc.
O objetivo deste texto foi só de alertá-lo sobre esta importância da formação do preço de venda. Nos próximos post vou tratar sobre as técnicas necessárias para se chegar ao preço de venda (ponto de equilíbrio, margem de contribuição, etc.) 

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