sexta-feira, 3 de junho de 2011

A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (06/06/2011) ACABARÁ O CPF DE PLÁSTICO


CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é o cadastro da Receita Federal no qual devem estar todos os contribuintes pessoas físicas. O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal. É mais usado para operações financeiras (abertura de contas, compras, etc.)
 O CPF era emitido bem antigamente em forma de um cartão de papel, a qual, você emplastificava. Mais tarde, passou a ser emitido no formato de cartão de plástico bem parecido com os cartões de banco que você está acostumado.
O que muda a partir de segunda-feira dia 06/06/2011?Não será mais emitido o CPF em forma de cartão de plástico, e sim, somente o comprovante de inscrição do CPF que será gerado no ato do atendimento realizado pelas entidades conveniadas à Receita (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal) ou impresso a partir da página da Receita Federal na internet.
 Por isso, nenhum órgão público e pessoas jurídicas deverão solicitar a qualquer pessoa a apresentação do CPF em formato de plástico. Haverá outras formas de comprovar a inscrição do contribuinte.
 Você pode comprovar a inscrição no CPF através do R.G, CNH, Carteira de Trabalho, carteira de identidade profissional, carteiras funcionais, talão de cheque, etc. desde que sempre conste neles o número do CPF.
 Isto é ótimo, é mais um passo rumo a desburocratização dos sistemas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário