quarta-feira, 1 de junho de 2011

REGRAS DO CARTÃO DE CRÉDITO MUDAM HOJE


Dedicado à: Marcos Gabriel Bressane Cruz

Cartão de Crédito...o amigo de quem precisa de um crédito rápido; o amigo do consumo em prestações e também o inimigo pelos mesmos motivos. Qual o motivo do nosso “dinheiro de plástico” vestir muitas vezes a roupagem de um inimigo? Juros.
O juro do cartão de crédito é a modalidade mais cara de crédito disponível nos dias de hoje, alavancada pelo fato de ser extremamente cômodo e fácil o seu uso. Hoje o cartão é sinônimo de dor de cabeça para muita gente, levando a epidemia da inadimplência (deixar de pagar) que causa transtornos ao próprio proprietário do cartão, aos bancos, ao governo e a sociedade como um todo.
Hoje (01/06/2011), o governo coloca em prática medidas para tentar mudar este quadro e baixar a inadimplência. Eis as principais mudanças:
1. REDUÇÃO DE TARIFAS:
de dezenas de tarifas (aproximadamente 75) agora ficará reduzida para apenas 5: anuidade, emissão de 2 via, saque, pagamento de contas e avaliação emergencial de limite de crédito. Estas mudanças são validas para os cartões emitidos a partir de hoje, o que foram emitidos até ontem (31/05/2011), as regras valerão a partir de junho de 2012; 2. PERCENTUAL FIXO PARA PAGTO. MÍNIMO DA FATURA: hoje os bancos exigem para pagamento do valor mínimo aproximadamente 10% do valor total, com a nova regra até dezembro desse ano o banco vai cobrar 20%. 3. DETALHAMENTO MAIOR E MAIS CLARO DA FATURA: Constar na fatura informações como, limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de contratação; valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma separada de acordo com os tipos de operações realizadas com o cartão; entre outras;
4. TIPOS DE CARTÃO:
Os bancos terão que oferecer apenas dois tipos de cartões: básicos e diferenciado. O básico deve ter anuidade menor do que a do modelo diferenciado. Ele não terá programas de vantagens, como pontos para conversão em milhagens. O modelo diferenciado estará associado a programas de benefícios e recompensas. Ambos podem ser nacionais ou internacionais.
Pessoal, com essas mudanças a tendência é que o mercado de cartão de crédito fique mais competitivo entre os bancos, com isso, o consumidor leva vantagem em poder negociar taxas de juros mais atrativos. Vamos aguardar como ficará na prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário