segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Planejamento financeiro: por que é tão difícil manter as contas em ordem?


Mesmo com o hábito de elaborar um planejamento financeiro, por que tantas famílias têm dificuldade em manter suas contas em ordem? Além de listar receitas e despesas, é preciso ter consciência de que o controle do orçamento envolve muito mais do que isso. Cortar gastos é uma dessas medidas para o ajuste de contas.
Claro que eliminar ou reduzir despesas não é tão fácil, mas se trata de algo necessário. Deve-se, assim, enfrentar a situação como um momento passageiro, uma oportunidade de reorganização do orçamento.
Envolvimento da Família
Outro ponto que impacta no sucesso – ou fracasso - do planejamento financeiro é o envolvimento da família no dia a dia das finanças do lar.
Mesmo que apenas os pais sejam responsáveis pelo sustento da casa, é importante contar com a participação dos filhos nas discussões financeiras, para atingir os objetivos definidos. Além disso, quanto antes as crianças e os jovens se envolverem nessas questões, mais cedo perceberão a importância e o valor do dinheiro e se tornarão, no futuro, adultos financeiramente responsáveis.
Prioridades
Após fazer o levantamento dos gastos mensais, é preciso separar as despesas necessárias daquelas que podem ser eliminadas. Não existe mágica: as despesas fixas - como a prestação do carro, o aluguel e a conta de luz -, estarão sempre presentes no final do mês e devem ser priorizadas.
Computar as contas mais pesadas e sobre elas tentar economizar não é uma tarefa tão difícil. No entanto, um dos grandes vilões do orçamento, e que nem sempre recebe a devida atenção, são os pequenos gastos.
O importante é prestar atenção não só nas grandes contas, mas também naquelas menores, por onde usualmente o dinheiro escoa mais facilmente e sem ser percebido. Cuide do seu bolso!

Fonte: Finanças Práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário