sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conheça os erros mais comuns quando se pensa em investir para a aposentadoria


Para garantir uma aposentadoria financeiramente tranquila, é importante, desde cedo, fazer o dinheiro trabalhar por você. É necessário pensar em formas de investimentos para que o montante aplicado hoje seja maior no futuro.
No entanto, quando se trata de investimentos versus aposentadoria, ainda existem alguns erros cometidos que impactam diretamente no rendimento das aplicações que poderiam garantir sua tranquilidade na hora do merecido descanso. Mas que erros são esses?
Os principais equívocos
A falta de informação, de conhecimento e até de tempo pode impactar no resultado de seus investimentos. E quando o assunto é aposentadoria, qualquer deslize pode comprometer sua saúde financeira na aposentadoria. Conheça alguns deles, e evite-os!
Procrastinar - o erro mais comum quando se fala em investimentos para a aposentadoria é adiar e deixar para começar a pensar nisso quando falta pouco tempo para se aposentar. Quanto antes você começar a fazer seus planos para a aposentadoria e iniciar as aplicações mensais, mais tempo terá para se programar e os aportes também poderão ser menores, comprometendo uma parte inferior da renda.
Aversão ao risco outro erro bastante comum é o medo de tomar risco e deixar de aproveitar bons investimentos por receio de perder capital. Neste caso, entra novamente a questão de começar a investir mais cedo. Quanto antes você pensar nisso, maior pode ser o risco e melhores as chances de bons investimentos.
Todos os ovos na mesma cesta - o ideal é começar desde cedo a montar uma carteira de investimento pensando na aposentadoria, com parte do valor alocado em renda fixa e outra parte em renda variável. Uma dica é ficar atento a todas as opções e se informar com profissionais especializados, para adquirir os produtos que mais se adaptem às suas necessidades.
Planejamento
Hoje, ao pensar em aposentadoria, as pessoas querem ter uma vida confortável, poder viajar e arcar com seus gastos sem dificuldades. Para isso, o planejamento é fundamental!

Fonte: Finanças Práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário