segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nota fical paulista x Fiscalização

É um programa, que visa estimular os consumidores a exigirem a entrega da Nota Fiscal na hora da compra. Além disso, visa gerar créditos de ICMS aos consumidores e participação em sorteios.
Você começa a ter direito aos créditos e a participação no sorteio a partir do momento em que você diz sim a pergunta do caixa do estabelecimento: Vai querer CPF na nota?
Estes créditos podem ser resgatados no momento que estes valores chegarem a R$ 25,00. Você pode optar por débito em conta corrente/poupança ou desconto no IPVA (esta opção está suspensa por enquanto).
Em resumo a Nota Fiscal Paulista é um instrumento usado pelo governo, que ao prometer créditos ao consumidor, este tenha que “fiscalizar” o estabelecimento exigindo a Nota Fiscal.
Eu vejo que muitos consumidores dizem não a pergunta do nosso caixa. Essa negação se dá por desconhecer esta operação e por medo de uma fiscalização da Receita Federal no que se refere ao imposto de renda. Será que o governo usa está nota fiscal paulista para “cercar” o contribuinte?
Pela minha experiência e pelo o que acompanho nos órgãos fiscalizadores, acredito que AINDA não, o governo não usa seus dados da Nota Fiscal Paulista para te fiscalizar. Contudo, devido ao avanço tecnológico nos cruzamentos de dados entre os entes fiscalizadores será uma questão de tempo até que todos os passos dos contribuintes sejam seguidos.
Eu sempre digo sim a pergunta: Quer CPF na Nota? Acredito que seja um exercício da cidadania, não me importando onde serão empregados os meus impostos. Eu faço a minha parte. Que tal fazer a sua?
Abaixo, meu extrato da nota fiscal paulista, onde ganhei R$ 10,00 no sorteio desta semana.



2 comentários:

  1. Tem uma porcentagem para recebermos o valor?

    ResponderExcluir
  2. Tem sim, Fabiana. Distribuição de até 30% do valor recolhido pelo estabelecimento comercial, proporcional ao valor da nota fiscal.

    ResponderExcluir